Edição 2019

A decorrer de 23 agosto a 1 setembro, nos Jardins da Av. Júlio Graça, a Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde propõe um roteiro gastronómico, com uma oferta vasta e rica, permitindo escolher entre a cozinha das Ilhas, do Alentejo ou do Algarve, do Minho ou de Trás-os-Montes, percorrendo assim as regiões e o país sem sair do recinto… ou uma degustação saltando pelas várias petisqueiras… ou, ainda, no Restaurante Temático, este ano dedicado ao Feijão & Companhia.

Estão a decorrer este ano de 2019, as comemorações do 5º Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Foi no longínquo Chile que a nau Victória, largada a 6 de setembro de 1519 do sul de Espanha, passou do oceano Atlântico para o oceano Pacífico. Aí deixou a sua “pegada” com a atribuição do nome do navegador português ao estreito que separa os dois mares.

E o que mais nos une, gastronomicamente falando? Entre Portugal e a zona da cordilheira dos Andes?
O feijão. Exatamente, o feijão!

Recentemente, um grupo de Cientistas da Universidade Nova de Lisboa, concluíram na sua investigação, que o feijão português (representa 75% do consumo de leguminosas em Portugal) é muito semelhante ao feijão do sul da América (base primordial da alimentação daqueles povos), podendo, pois, inferir que foi de lá que ele veio para Portugal.

Elejamos esta leguminosa – o Phaseolus vulgaris, como rei da nossa gastronomia, pois está presente desde as sopas às sobremesas e diariamente vem, acompanhado com as outras leguminosas, à mesa dos portugueses.

Venha daí!

6 restaurantes das várias regiões do País
1 restaurante temático
6 petisqueiras
Bares e esplanadas
70 espaços de venda de produtos regionais
3 tabernas
Livraria gastronómica
Animação Diária

Entrada Gratuita

Horário:
Sextas, Sábados e Domingos – das 12H00 às 24H00
Restantes dias – das 17H00 às 24H00
Os Restaurantes abrem à hora de almoço, das 12H00 às 14H30